quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Programa que permite o registro civil em maternidades é lançado


O marceneiro José Antriz efetuou ontem pela manhã o registro de seus dois filhos gêmeos Gabriel e Miguel na maternidade onde eles nasceram, no hospital Sofia Feldman, e pouco depois já estava de posse das certidões de nascimento.
 
Isso foi possível graças ao programa que permitiu a instalação de unidades interligadas de registro civil das pessoas naturais em estabelecimentos de saúde, lançado ontem no hospital Sofia Feldman, pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), através da Corregedoria-Geral de Justiça, em parceria com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil (Recivil) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais.

O serviço de registro civil dos recém-nascidos está disponível no hospital Sofia Feldman e na Fundação de Assistência Médica de Urgência de Contagem (Famuc). As assistentes sociais vão de leito em leito para informar os pais sobre o serviço e os encaminha para uma sala onde há um funcionário do cartório. Com os documentos, os dados são enviados ao cartório pela internet e, logo depois, o cartório envia a certidão de nascimento ao hospital, onde o funcionário a imprime, colhe assinaturas e sela o documento, que então é entregue aos pais.
 
José Antriz afirmou que o serviço é gratificante, porque poupa o tempo que os pais gastariam para se deslocar a um cartório. Segundo Antriz, o tempo que ganhou serviu para que ele pudesse participar de todos os momentos marcantes do nascimento dos gêmeos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário